Estrutura do OTSMM
Estrutura e Organização
Nesta seção é apresentada a entidade responsável pela gestão da marca-destino Montanhas Mágicas e pela implementação do OTSMM, a ADRIMAG – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das serras de Montemuro, Arada e Gralheira, bem como os dois Conselhos que a apoiam no âmbito do observatório: o Conselho Técnico-Científico, constituído por Universidade(s), Escolas, Peritos (em fase de constituição), e o Conselho Consultivo, constituído por entidades oficiais ligadas ao turismo, como o Turismo de Portugal, IP, Entidades Regionais de Turismo (do Porto e Norte e do Centro), associações empresariais do setor, entre outros (também em fase de constituição).
Conhecimento
No eixo do conhecimento, destacam-se, ao centro, as três grandes áreas sobre as quais incide a monitorização da atividade turística no âmbito do OTSMM: os residentes, a oferta e a procura. Estão, também, identificadas as principais fontes de recolha de informação, ou seja, as fontes de informação primárias e as fontes de informação secundárias. As primeiras dizem respeito à aplicação de inquéritos por questionário, rastreamento GPS, Data Mining, etc; as segundas, referem-se aos dados disponibilizados pela UNWTO, WTTC, EU, INE, PORDATA, Turismo de Portugal, entre outros.
Planeamento e Gestão
No eixo do planeamento e gestão, destaca-se a Plataforma Digital e o Destination Management Lab, que integram as diversas dimensões do que se pretende com o OTSMM: informar, monitorizar, avaliar, prever, planear e gerir, decidir, comunicar, inovar e criar.