Observatório de Turismo Sustentável das Montanhas Mágicas

Observatório de Turismo Sustentável das Montanhas Mágicas

O OTSMM - Observatório de Turismo Sustentável das Montanhas Mágicas, é um sistema integrado de recolha, análise, tratamento e comunicação de dados relativos às dinâmicas turística do destino, com o objetivo de apoiar os agentes locais do setor, a tomar decisões baseadas em evidências, para um planeamento e gestão mais eficazes do destino e das atividades que lhe estão associadas. Uma informação atualizada sobre as estatísticas e as tendências do turismo, permite que as entidades responsáveis pela gestão e planeamento se antecipem, inovem, respondam a questões estratégicas e planeiem com base na realidade do destino.

A criação da plataforma eletrónica do OTSMM foi cofinanciada a 85% pelo NORTE 2020, no âmbito de candidatura apresentada ao Aviso NORTE-41-2020-82 - Património Cultural - GAL Rural – ADRIMAG.

O OTSMM não se esgota, contudo, na criação da plataforma eletrónica, sendo indispensável um trabalho contínuo de pesquisa, estudo, investigação, análise, tratamento e comunicação de dados estatísticos e de resultados, para que os objetivos do observatório sejam alcançados. Neste contexto estão a ser desenvolvidos todos os esforços, com vista à obtenção de apoios na componente técnico-científica e financeira, bem como no alargamento e consolidação da rede de parceiros.

Missão

Promover a monitorização da atividade turística nas Montanhas Mágicas® e facultar aos responsáveis do setor, a informação e conhecimentos indispensáveis à gestão sustentável e competitiva do destino.

Visão

Tornar-se uma referência no que à monitorização da atividade turística diz respeito, procurando estabelecer uma adequada e abrangente rede de parceiros e inspirando os agentes do setor a fazer uma gestão sustentável e competitiva do destino Montanhas Mágicas.


Objetivos gerais

  • Medir e monitorizar a atividade turística no destino Montanhas Mágicas;
  • Acompanhar a evolução, mudanças e tendências da atividade turística, no destino;
  • Promover o crescimento sustentável e resiliente do setor turístico, no destino;
  • Disponibilizar, aos setores público e privado, um instrumento capaz de garantir a sustentabilidade, e potenciar a competitividade do turismo;
  • Perceber os fenómenos, os riscos e as potencialidades do turismo, favorecendo a prevenção;
  • Responder às necessidades de informação dos agentes locais do setor;
  • Disponibilizar dados pertinentes, fiáveis e coerentes, na perspetiva dos decisores;
  • Sensibilizar para a utilização da informação produzida no processo de decisão;
  • Contribuir com estudos e dados para outros observatórios e entidades reguladoras da atividade turística;

Objetivos específicos

  • Monitorizar a atividade turística através da aplicação de questionários a visitantes, residentes, empresários, autarcas, escolas, e outros, por forma a suprir a falta de informação existente a nível local e regional;
  • Realizar um trabalho colaborativo e agregador, com parceiros que contribuam para o sucesso do turismo sustentável – entidades regionais de turismo, instituições de ensino superior, escolas, autarquias, lojas e postos de turismo, empresas, investidores, residentes, visitantes, entre outros.
  • Disponibilizar informação de forma regular, nomeadamente através da publicação de diagnósticos, estudos, relatórios e outros documentos resultantes da monitorização;
  • Manter atualizada uma base de dados de acesso geral;
  • Suprir a ausência de informação em diversas dimensões da oferta e procura turísticas, nomeadamente, procura e oferta de produtos turísticos específicos, consumo de serviços de lazer, desportivos, culturais e recreativos;
  • Monitorizar o destino com base em 5 dimensões do turismo sustentável: gestão do destino, valor económico, impacto social e cultural e impacto ambiental.